Começa nesta segunda-feira, dia 20, o 11º Festival de Verão da UFMG, cuja programação se distribui entre os três principais equipamentos culturais que a Universidade mantém na região Centro-sul de Belo Horizonte: o Centro Cultural, o Conservatório e o Espaço do Conhecimento.
A abertura do evento ocorre no Conservatório às 19h, por meio de perfomance do ator Cleo Magalhães, que interpreta uma cômica e decadente apresentadora de TV. Sua personagem, “Marta Goldistimiti”, fará as vezes de mestre de cerimônias do evento. A seguir, a cantora Mariana Arruda apresenta seu show Francisco, cujo repertório é formado exclusivamente por canções de Chico Buarque.
Ainda nesta noite, será inaugurada a exposição fotográfica Universos (In)visÃveis: Invisibilidade social, em cartaz na fachada digital do Espaço do Conhecimento de hoje, 20, até quinta-feira, 23. A cada dia será exibida uma mostra diferente. Randômicas, as exposições da fachada digital são projetadas sempre das 19h à s 23h.
Nesta segunda, 20, será exibida a mostra Invisibilidade social, em que os fotógrafos Ana Alvarenga, André Veloso, Daniel Protzner e Ramon Brant retratam edições anteriores da performance homônima do ator Filipe Soares. A performance também será realizada ao vivo no dia 23.
Ramon Brant
Filipe Soares realiza performance enrolado na bandeira do Brasil
Nesta encenação, que se alternará entre os três espaços de realização do Festival, Filipe propõe uma inovadora estratégia para discutir a invisibilidade dos moradores de rua, cuja existência é recorrentemente ignorada pelos transeuntes das metrópoles.
Toda a programação cultural do Festival de Verão da UFMG é gratuita. No decorrer dos quatro dias, haverá shows, performances, exposições e apresentações de um espetáculo teatral. No dia 23, um bloco carnavalesco encerrará a programação.
Mais informações sobre a temática das exposições que serão realizadas nos dias 21, 22 e 23 na fachada digital do Espaço do Conhecimento podem ser conferidas no site do 11º Festival de Verão da UFMG. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade.
Site desenvolvido pelo Núcleo Web do Cedecom/UFMG